--------ESPAÇO PARA ACTUALIDADES -----------------------MAIS NOTÍCIAS CLIQUE EM DESTAQUES

sábado, 26 de abril de 2014

PARADA DE TODEIA


40 ANOS DE 25 DE ABRIL


No dia 24 de Abril de 2014 a Junte de Freguesia de Parada de Todeia comemorou o 25 de Abril com uma maravilha musical que dignificou este dia "A revolução dos cravos".
A marcar o espetáculo Carlos Cunha, Fernando Ribeiro, Francisco Carvalho, fizeram questão em lembrar este dia como foi vivido em 1974 quando o povo, foi unido e não permitiu a continuação da opressão e da ditadura imposta que perdurava aproximadamente há 48 anos.
A Junta de Freguesia de Parada de Todeia à semelhança de outros anos com compromisso assumido, vincou e discursou na voz do Sr. Presidente da Junta e Presidente da Assembleia Municipal com um marco na Freguesia, seguido com muita atenção e um público fantástico.
Foi uma forma de não esquecer Abril nestes quadragésimo aniversário comemorativo, num contexto apertado lembrou-se aos mais novos, às novas gerações, tal como se vivia numa ditadura imposta por salazar. Lembraram, a fome de muitos, a opressão de outros, e a ditadura para todos vivida nesse tempo, semelhante ao caminho hoje trilhado como não não sendo o caminho a seguir. "Acentuou-se que se estava a andar muito para trás."
Eram tempos em que se valorizava a liberdade, tempos diferentes.
Quando se sabia que se tinha saído em liberdade, faziam festa a correr pela casa a gritar "Ele foi solto! Ele saiu em Liberdade!"
Tremia-se de emoção, chamavam-se os amigos e começava-se a planear, hoje não é possível imaginar,  quanta diferença poderia fazer uma pessoa livre!
Alguém podia ser condenada à prisão num tempo de ditadura, de opressão, após ter sido denunciado por outro à polícia de Intervenção num tempo de fascismo! Mas Liberdade para o povo que vivia na escravatura era muito por isso todos tinham receio de ser presos. Liberdade era muito mais que se possa imaginar, hoje somos livres presos sem fazermos nada.
"O povo grita a sete ventos que...Fascismo nunca mais, ditadura nunca mais, mas não passa disso!
E se decidirem manter a ditadura, fingindo que é uma democracia, se o dizem o povo acredita!
Ter a Liberdade de se expressar e ser desprezado é Democracia? Democracia é expressar-se e ser ouvido.
Não existe prisão mais eficaz e duradoura, que a falsa ilusão de liberdade.
Parecemos uns tontos com o cadafalso à frente, a caminhar para ele, a defender os carrascos e a jurar a pés juntos, que não, jamais!
Mas a ditadura moderna não usa a violência física, é mais sofisticada, abusa da repressão, da exploração, da censura, da manipulação, e usa como ferramenta mais eficaz, os meios mais absurdos usam os Chico espertos para marginalizarem os inteligentes.
Quando se ouve ou lê estas verdades, ficamos “estarrecidos e revoltados, tentamos alcançar vitórias, e o mundo parece cheio de oportunidades para mudanças. Mas a verdade é urgente, e começar a mudar o futuro de todos nós com esperança por tudo o que podemos alcançar juntos, é o caminho certo.
Quando as palavras terminaram começaram as cantigas de Zeca Afonso que deram o impulso necessário para as comemorações que muito fizeram para manter vivo o espírito de Abril e quando parecia terminar José Silva, subiu a palco e pediu ao Santo António para ajudar o povo sofredor. O público aplaudiu em solidariedade e a junta de Freguesia de Parada de Todeia agradeceu e ofertou aos participantes uma lembrança, como forma de retribuição do brilhante espetáculo que dignificou os 40 Anos do 25 de Abril!

Viva o 25 de Abril!
Penafiel 26 de Abril de 2014


Sem comentários:

Enviar um comentário