--------ESPAÇO PARA ACTUALIDADES -----------------------MAIS NOTÍCIAS CLIQUE EM DESTAQUES

domingo, 22 de junho de 2014

APRESENTAÇÃO DO LIVRO DE DONZÍLIA MARTINS


 O RATINHO, o MILHO e a FLOR do VENTO

A biblioteca Municipal de Penafiel, conforme anunciado apresentou no dia 20 de Junho às 21:30 horas no AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA, o Livro O ratinho, o Milho e a Flor do Vento da autoria de Donzília Martins.
Vamos conhecer melhor a autora:
Donzília da Conceição Ribeiro Martins nasceu no ano de 1942 em Murça, é licenciada em Histórico-Filosóficas. Foram já vários os livros publicados de poesia e textos para crianças a salientar (“Lágrimas e Sorrisos em Sonhos de Vida”, “Lírios do Campo”, “Quando o Teu Olhar “), de contos (“Um País Na Janela do Meu Nome”), infanto-juvenis (“História do Zé Luís o Menino Petiz”, “Sonhos de Encantar - sete histórias para imaginar”, “O Grilo e o Passarinho”) e de investigação (“O Mercado Feira de Lordelo - Subsídios para a a História”).

Consultora Pedagógica durante três anos da Areal Editores”, fundou e é sócia de algumas associações literárias e artísticas, participou em colectâneas (autores do Vale do Sousa) e antologias, praticou jornalismo, rádio e colaborou na revista “Presença” de A. Lord, sendo reconhecida com alguns prémios e menções honrosas.
Em 18 de Julho de 2005 foi homenageada pela Câmara Municipal de Paredes com a placa de “Honra e Mérito – Paredes Reconhece”.
A obra, O ratinho, o Milho e a Flor do Vento certamente que todos vão adorar, da autora Dr.ª Donzília Martins, contou com a apresentação foi feita pelo Dr. Alfredo de Sousa, no auditório da biblioteca municipal de Penafiel na presença da diretora Dr.ª Adelaide Galhardo assim como da Ilustradora e pintora Naife, Constância Mery.
A Câmara Municipal de Penafiel fez-se representar pela vereadora Dr.ª Susana Oliveira com a referência introdutória do gosto pelas crianças ali presentes que ocuparam uma parte do auditório. Todas as iniciativas culturais eram sempre bem recebidas, sendo esta autora Dr.ª Donzília Martins já conhecida nestas andanças para falar da sua escrita para crianças aos alunos e a todos os que tiveram a oportunidade de estar presentes.
A autora demonstra ternura e sensibilidade tal como escreve “E não estou só, nos teus olhos, que desvias tantas vezes. Eu procuro a cor dos meus afagos, onde desaguam todas as fontes e o mar”.
Neste livro sente-se que “conta a história de um ratinho que comia o milho da senhora da quinta. Um dia, resolve matá-lo, mas a simpatia e o SORRISO do Ratinho, conquistam-lhe a amizade. Depois desta união, acontecem milagres: O milho transforma-se em bolinhos de neve e estes, por sua vez, transformam-se em LIVROS. E é da importância dos livros que fala mais a história”.
A apresentação do livro contou ainda com uma atuação de dança contemporânea protagonizada por Catarina Martins e com um momento musical a cargo do Coro Infantil do Conservatório de Música de Paredes.
Fantástico em especial para as crianças que ficaram maravilhadas.

Penafiel 22 de Junho de 2014


quinta-feira, 12 de junho de 2014

MEIO SÉCULO DE VIDA!

A todos os meus amigos especiais

Foi assim que me ensinaram e com elas aprendi, as palavras e canções devem ser passadas de mão em mão pois só assim serão um elo de ligação entre a poesia quando poema e a própria razão.
E na minha aprendizagem eu curvo-me, a todas essas pessoas lindas e especiais que carinhosamente tiraram um tempo do seu dia para demonstrar que realmente se importam com a minha felicidade.
Mas o mais importante para mim neste meio século de vida é que me leiam até ao fim, pois foi com palavras carinhosas e expressivas que me desejaram feliz aniversário.
No entanto existiram coisa na vida que me deixaram perplexo, por ter sido exactamente com os amigos que com eles aprendi a reflectir, a funcionar entre a disciplina e a indisciplina.
A disciplina porque me permitiu uma certa previsibilidade e a indisciplina porque foi suficiente para criar a novidade, a nova criança, o novo Homem que existe em mim ao fim deste meio século de vida.
Entendo que uma relação equilibrada entre o nós e o eu sem pontos de partida nem de chegada, mas sempre permitindo total liberdade, tendo como única determinação chegar onde a liberdade e a comunicação nos levar.
Tal como eu tenho a consciência que serei dos primeiros a partir, outros são conhecedores do novo tempo, das novas ruas e praças, da moda, dos novos museus, dos novos heróis, da tecnologia, digamos vivemos na era espacial.
Eu sei que estou BELHO, mas não estou velho, apesar de me faltarem três dentes e ser natural do distrito do Porto, de estar mais vivo do que morto e para o que der e vier, mesmo assim continuo-o a acreditar no meu Santo milagreiro. Contem comigo, porque sinto que vão precisar e porque sinto que já ouvi isto em qualquer lugar a isso não posso fugir…

A vida foi isto e muito mais, meio século de novos começos, movidos pelo desafio sempre novo, de viver e fazer todo sonho brilhar!

Obrigado não só pelas felicitações, más também por fazerem parte da minha vida.

Um forte abraço a todos os que me localizaram na redes sociais e não me deletaram, um muito obrigado.

Gosto muito de vocês.


 
12 de junho de 2014
Rfmeireles



terça-feira, 10 de junho de 2014

TÉNIS DE MESA 10 DE JUNHO DE 2014

Pavilhão Municipal de Novelas


O Top 12 Nacional de Jovens realizou-se esta terça-feira dia 10 de junho no Pavilhão Municipal de Novelas, com a presença de 24 atletas (12 de cada género).

Paulo Silva jogou bem, tendo em conta que é o primeiro ano de juniores e Jorge costa ultimo, ingressando no próximo ano a equipe de séniores já António Malheiro só após dois anos passará para sénior.
Organização sendo da responsabilidade da Associação Recreativa Novelense e esta foi uma prova da Federação Portuguesa de Tênis Mesa.
É de salientar a presença do arbitro internacional Serafim Mendes à muitos anos nestas andanças. Um Novelense com grande prestígio, mais uma vez esteve à altura de um excelente trabalho de arbitragem.
Jorge Costa (GDCAAA Guilhabreu) e Rita Fins (CTM Mirandela) venceram o Top 12 Nacional de Jovens, competição disputada no Pavilhão Municipal de Novelas.


Jorge Costa venceu na final António Malheiro (AR Novelense) por 3-2 (7-11, 11-7, 6-11, 11-9 e 11-5)  e no 3º lugar do pódio ficou Paulo Silva, também do Novelense. 

Rita Fins venceu o Top 12 pelo segundo ano consecutivo, ao bater na final Joana Mota, do São Cosme TMC, por 3-0 (11-5, 11-3 e 11-7). Marta Santos (Ala Nun'Álvares) terminou no 3º posto.

À frente da organização Laurindo Silva e Fernando Malheiro que começou a jogar tênis de mesa com 11 anos para mais tarde lhe ser sugerida a filiação.

Como atleta, Fernando Malheiro é um exemplo a seguir, venceu competições regionais e por uma vez o nacional, vindo mais tarde a abraçar o cargo de treinador aos 20 anos.
Nas suas palavras “Só interessa olhar o passado como uma aprendizagem para sermos melhores e tornarmos os outros melhores futuramente.”
Esta foi uma força que consegui enaltecer o Novelense embora sempre com o olhar atento ao futuro.

Na minha opinião tenho essa convicção, mas digo do coração que, mais tarde ou mais cedo, como é tradição tenho a certeza vamos ganhar uma grande competição.

A pontinha de felicidade sempre tocou aos melhores. 
E os melhores na minha opinião fomos nós.

Penafiel 10 de junho de 2014


domingo, 8 de junho de 2014

RÁDIO JORNAL FM - 25 ANOS I FESTA BEST OF OITENTAS


Realizou-se no sábado dia 7 de junho de 2014 pela Rádio Jornal de Paredes mais um evento par recordar aos mais jovens " The best off oitentas.
Este evento foi  atempadamente anunciado e publicado na rádio Jornal com vários  postos de de bilhete tal como anunciado.
"Lembram-se das festas dos anos 80?. Esta vai ser a original, onde vamos acrescentar algo novo.
Como nesta altura, a maioria dos jovens dos anos 80 já têm filhos e como foi pedido, iremos, ter uma área reservada para crianças....uma mini-discoteca com muita animação, e ainda serviço de snack bar.
Para já, podem comprar a pulseira por 4 euros com oferta de uma bebida.

Pontos de venda: lojas positiva - paredes em frente à casa da cultura, em valongo em frente à repsol, próximo do lydl lojas opticália - valongo, paredes e Penafiel salão kapa r - por trás por parque da cidade de paredes geostar - agência de viagens em paredes, junto ao continente lojas equivalenza - centro de paredes e em penafiel próximo do aki carla alves atelier em lordelo, junto à servilord rádio jornal fm - estúdios em gandra / paredes, na rua da silvosa nº 16 brevemente com a venda através da internet.

Podem reservar também pelo 91 859 39 88 ou 91 417 88 72 bilhetes à venda também no pavilhão rota dos móveis a partir do dia 1 de junho (preço mais caro)".
Um evento em que os mais jovens aprenderam a gostar da musica desses tempo, e foi possível fazer uma retrospectiva dos anos atuais até aos anos 80, onde os Beatles foram marcantes nessa época quando foi assassinado John Lennon

Por volta de 23 horas de 8 de dezembro de 1980, o músico retornava, com sua esposa Yoko Ono, de um estúdio de gravação. Quando Lennon dava entrada em sua residência, o Edifício Dakota em New York, um homem de 25 anos chamado Mark Chapman, que no fim da tarde do mesmo dia havia se encontrado com Lennon junto a fãs e conseguido um autógrafo de Lennon em uma capa do álbum do cantor chamado Double Fantasy2 , sacou um revólver e efetuou cinco disparos contra Lennon.


Penafiel 10 de junho de 2014