--------ESPAÇO PARA ACTUALIDADES -----------------------MAIS NOTÍCIAS CLIQUE EM DESTAQUES

domingo, 16 de fevereiro de 2014

5ª - EXPOSIÇÃO DE CAMÉLIAS

NO SALÃO POLIVALENTE DA JUNTA DE FREGUESIA.


Uma vez mais Joaquim Pinto Mendes, realizou em Novelas, Sábado dia 15 de Fevereiro das 14 ás 22 horas e Domingo das 10 ás 12 horas e das 14 ás 19 horas, no salão polivalente da junta de freguesia, a 5ª – Mostra de Camélias.
No Domingo, foi feita uma visita a Quinta de Carrazedo, onde quem acompanhou, ficou maravilhado perante um cenário de dezenas de Camélias, algumas centenárias.
Joaquim Mendes principal organizador, persiste neste evento de flores de Inverno, e pela 5ª vez no mês de Fevereiro  mostrou-nos a beleza das mesmas. As Camélias!
Foi empolgante quem pode assistir ao evento, ver dezenas de Camélias a começar e acabar de florir na Quinta de Carrazedo, em Novelas.
O Salão polivalente em Novelas, foi visitado no Sábado e Domingo por dezenas de pessoas que se maravilharam em ver muitas camélias com variados tamanhos formas e cores. Embora este não fosse um ano de excelência para esta flor, devido ao período prolongado da chuva, mesmo assim foi feita uma belíssima exposição para quem quis visitar.
Algumas pessoas da freguesia segundo a organização, perguntaram quando ia ser esta belíssima exposição, mas tanto no Sábado como no Domingo o organizador não viu essas pessoas na exposição. À semelhança de anos anteriores Joaquim Pinto Mendes, explica que foi feita uma óptima publicidade desta vez com muito profissionalismo para divulgar o evento. O apoio foi total e da "União de Freguesias" representadas pelo  Presidente Dr. Micael Cardoso .
Em anos anteriores tinha-se divulgado num painel gigante pintado a letras vermelhas, a divulgação do mesmo, entendeu-se corrigir, no entanto na opinião da organização, não se compreende quando se questiona quando é o evento e de seguida não vêm maravilhar-se com estas magníficas exposições.
No inicio do Inverno algumas Japónicas também conhecidas por Japoneiras ou Camélias, começam a abrir os seus botões, flores originárias da China e introduzidas no Japão a partir do século VI, sendo apreciadas como plantas ornamentais, não só pelas flores como pela beleza da sua folhagem.
Actualmente existem mais de 20.000 variedades e derivados desta espécie.
Os licores variados por excelência onde algumas variedades, as compotas tudo conseguido através desta flor de Inverno, por serem plantas muito sensíveis às variações climáticas e em especial às amplitudes térmicas, não se adaptam-do por isso com facilidade em Portugal e dificultado a colheita deste precioso néctar.
Agrupar e classificar milhares de camélias de modo preciso, tornou-se também cada vez mais difícil e complexo, devido à sua variedade, mutação uma vez que esta flor resiste aberta por um periodo curto de tempo
        Em virtude das Camélias serem tão apreciadas na Europa, América e no Oriente - de onde são originárias - houve necessidade de se adoptar uma terminologia e uma classificação mais detalhada.
O desenvolvimento dos meios de comunicação tem sido importante para adopção de uma nomenclatura uniforme, para o registo de novos eventos,  mostras destas exposições com flor de inverno de um período curto de floração e frágeis às variações de temperatura. Novelas mais uma vez não ignorou as suas actividades culturais e exposições, com eventos em que organizações como estas insistem e resistem, às crises da actualidade.

    
Desde criança que recordo, as grandes decisões, manifestações e reivindicações culturais, em que a população e os líderes da Junta de Freguesia de Novelas, ao longo de anos nos habituaram e granjearam reconhecendo o empenho e dedicação, ao desporto e à cultura. 
Para não fugir à regra e durante os seu três anos, este último Presidente Carlos Alberto Miranda Monteiro, fez questão, em vincar, acompanhar, agraciar, e reconhecer, quem sem qualquer interesse levou e leva o nome da freguesia de Novelas cada vez mais longe. 
Apesar de extinta freguesia, contra a vontade de quase todos, especialmente pelas lutas travadas contra a sua extinção, da qual era nesse momento presidente da Junta, Alberto Monteiro como sempre nos habituou, procedeu ao encerramento da exposição e entrega de Certificado que muito lisonjearam os expositores.
Parabéns amigo Joaquim Mendes e seu acompanhante expositor Sr Leitão, por não fugirem apesar desta crise financeira que assola o pais vos dificultar. Novelas reconhecerá certamente a vossa persistência, o vosso grande trabalho sem receber nada em troca permitindo a todos, saber mais sobre esta flor.

Pessoalmente eu gostei. Parabéns!

 Novelas 16 de Fevereiro de 2014



Sem comentários:

Enviar um comentário